13/03/2014

PARABÉNS, PAPA FRANCISCO

"Estou muito contente com a minha renúncia, porque Deus preparou, depois de mim, um fenómeno" - Estas palavras são do Papa emérito Bento XVI sobre o seu sucessor aqui retratado num mural em Roma como sendo um herói! E é! Passa hoje um ano ...sobre o seu pontificado! E é herói, não porque salve todos, mas porque mais se aproxima da condição pessoal de Cristo! O que mais me marca em Francisco I, é o facto de ser destemido até na forma! Contra as próprias leis da Igreja, baptiza um filho de mãe solteira e a filha de duas pessoas apenas casadas pelo civil! Porque o que conta é a intenção e não a forma, o amor e não a lei, tal como antes Cristo num sábado ao ser repreendido por curar um enfermo! E para mim, esta marca de ir além da normatividade das coisas, faz toda a diferença, porque só quem é livre pode quebrar as regras...